Nosso cliente é uma empresa global operando na construção de compressores alternados. Estes compressores possuem muitas aplicações na indústria do gás e do petróleo, tanto onshore como offshore.
Os pontos a serem lubrificados neste tipo de sistemas estão localizados entre o cilindro e os pistões. Se essas peças não forem suficientemente lubrificadas ou lubrificadas em demasia, toda a maquinaria poderá estar sujeita uma variedade de avarias diferentes.
O sistema de lubrificação consiste em duas partes: a estação de bombeamento principal denominada "UNIDADE PRINCIPAL" que inclui bombas e reservatório e "UNIDADE DISTRIBUIDORA" que inclui todos os elementos e acessórios de distribuição.
Na "UNIDADE PRINCIPAL" são montadas duas bombas, uma para trabalhar e a outra em suspensão (por questões de segurança caso a bomba principal seja danificada). O reservatório de 100 litros completa a estação de bombeamento principal. Na “UNIDADE DISTRIBUIDORA” das bombas, existe em linha uma PSV (válvula de segurança), válvulas de retenção, pressóstatos e o primeiro divisor 'DIVISOR PRINCIPAL' que alimenta os dois divisores secundários colocados diretamente no compressor.
A "UNIDADE DISTRIBUIDORA” é composta por dois alimentadores secundários perto dos pontos de lubrificação fornecidos dos divisores principais posicionados na UNIDADE PRINCIPAL.
Sete válvulas de equilíbrio ajudam na correta distribuição de lubrificante para todos os pontos. O suporte destas válvulas é necessário, especialmente quando a contrapressão para os pontos de lubrificação alcança a pressão diferencial de, pelo menos, 70 bars.
Benefits achieved
- Precise and constant lubrication with some specific conditions which these machines are subject
- Create a lubrication system that would reach high pressures
- A very low amount of oil delivery
- A system suitable for an explosive environment, categorised as Zone 2 Atex.
This case application was implemented using:
Photos
Download