O sistema de lubrificação DropsA Ar/Óleo aplicado nas 5 gaiolas do laminador a frio, lubrifica os rolamentos e as vedações dos cilindros de trabalho, intermediários, e de encosto, e também das guias.
A lubrificação é conseguida através dos distribuidores progressivos DropsA SMX, tubos divisores, painel de controle de última geração além de outros componentes.
Um ciclo de lubrificação poderia ser simplesmente descrito como a seguir:
Quando o sistema é ativado, a bomba de óleo existente na estação central, bombeia o lubrificante para os painéis satélites até que a pressão na linha atinja o seu valor pré-definido.
No interior dos painéis satélites o óleo é dividido, pelo distribuidor progressivo SMX, em quantidades precisas e, em seguida, misturado com ar comprimido de modo a formar uma fina mistura de Ar-Óleo.
Através da tubulação a mistura de ar/óleo é transportada até os mancais onde tubos divisores, instalados internamente, dosam e injetam proporcionalmente para as diversas áreas de lubrificação.
Todo o sistema é controlado por um painel de comando com tela sensível ao toque.
O sistema pode operar continuamente garantindo uma lubrificação estável dos rolamentos.
O painel dispõe de diversos recursos, como operação local / remoto, envio de sinais de funcionamento para um PLC principal, ajuste do intervalo de ciclo, que implica na quantidade de lubrificante aplicado.
Também monitora o estado de funcionamento do fluxo de óleo, ar e ar/óleo através de sensores e dispositivos, que detectam falhas e mau funcionamento.
Visão geral do Sistema:
O sistema de lubrificação ar/óleo é composto pelos seguintes componentes principais:
• Unidade de bombeamento com motobombas de engrenagens, painel de controle elétrico com tela sensível ao toque, instrumentos (termostatos, aquecedor, filtros, indicador visual de nível, chave elétrica de nível).• Painel satélite com distribuidores progressivos ar/óleo SMX, conjunto de tratamento de ar, pressostatos, medidores de vazão, válvulas misturadoras, etc.• Tubos misturadores instalados no interior dos mancais dos cilindros de trabalho, intermediário e de encosto.• Dispositivo para retorno automático do óleo das guias do cilindro de encosto.• Tubos e conexões, flexíveis e acoplamentos.
Este caso de aplicação foi implementado utilizando:
Benefícios alcançados:
Projeto do Sistema:
Photos