As turbinas eólicas estão sujeitas a altas cargas mecânicas e, por isso, necessitam em muito de uma lubrificação adequada e confiável. Tudo isto pode ser obtido através do sistema de lubrificação automático.
PONTOS VERMELHOS - Estes pontos operam frequentemente e precisam ser lubrificados para evitar falha prematura. O sistema está configurado para lubrificação frequente com intervalos regulares.
PONTO AZUL - Consiste na lubrificação da cremalheira do giro, localizada na parte inferior da nacele. Um tipo especial de aplicador, com formato de pinhão, é usado para distribuir uniformemente graxa ao longo da cremalheira.
PONTOS VERDES- Indicam os pontos do mecanismo utilizado para alterar o angulo de ataque da pá da hélice (pitch). Estes pontos estão sujeitos: à força centrifuga e a altas cargas, provenientes da força do vento durate a rotação da hélice. Todo o sistema de lubrificação deve ser capaz de suportar a força centrífuga envolvida evitando a cavitação da graxa, no interior do reservatório da bomba, durtante à operação. Uma bomba equipada com uma mola e um prato seguidor, no interior do reservatório, evita este tipo de problema.
Itens importantes do sistema:
- Reduz o tempo de manutenção e seus custos.
- Aumento da vida útil da turbina.
- Maior proteção contra a corrosão.
- Reduz o desgaste dos rolamentos e aumenta sua vida útil.
- Elimina o desperdício de graxa.
- Excelente distribuição de graxa.
- Baixo custo de reparação.
Este caso de aplicação foi implementado utilizando:
Download